© 2017 por Timepress Comunicação e Conteúdo

Construção do novo terminal do aeroporto de Florianópolis é retomada

January 16, 2018

 

A construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, que ficou mais de três anos parada, foi retomada nesta segunda-feira (15). Os serviços, considerados preliminares, são de trabalhos de preparação do terreno para as obras, isolamento com cerca perimetral e separação da área de pista do setor de terminal para garantir a segurança operacional e o andamento da intervenção.

 

As operações do aeroporto foram assumidas de forma integral no último dia 3 pela Floripa Airport, empresa do grupo suíço Zurich Airport. A concessionária se comprometeu a melhorar o atual terminal e construir um novo aeroporto até outubro de 2019, com investimentos acima dos R$ 500 milhões. A concessão vai até 2047.

 

As obras estavam paradas desde 2014, antes mesmo da decisão pela concessão do aeroporto, e eram tocadas pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

 

 

Estrada de acesso

 

Na semana passada, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) disse que vai autorizar a obra no último trecho do acesso ao novo terminal, com extensão de dois quilômetros, ainda sem licença ambiental.

 

A autorização depende de uma reunião, marcada para o próximo dia 23, em que o instituto vai apresentar condições pra emitir a licença.

 

O presidente do Deinfra (Departamento de Infraestrutura) espera que estas condições não atrasem as obras. À NSC TV, ele evitou dar prazo, mas promete terminar tudo a tempo. "Nós temos a convicção absoluta que será honrada a palavra do governo, de quando o novo terminal do aeroporto, for concluído o acesso estará pronto", disse Wanderley Agostini.

 

O prazo apertado, entretanto, deixa os novos administradores atentos. A promessa é abrir o novo terminal em outubro do ano que vem, quando a obra do acesso já precisaria estar pronta.

 

O prédio do novo terminal vai ter 41 mil metros quadrados. Embarque e desembarque, hoje no mesmo andar, vão ficar separados. O pátio principal, onde atualmente cabem cinco aeronaves, vai ter espaço pra 10.

 

Nos outros dois trechos do acesso faltam apenas a sinalização e os reparos em uma ponte. O Deinfra não assume oficialmente, mas teria um plano B que usaria por um tempo: uma estrada de terra já existente. A Floripa Airport prefere não considerar essa hipótese.

 

"Temos que colocar tudo na mesa para que este acesso fique pronto a tempo, segundo o plano original", disse Tobias Market, CEO do Floripa Airport.

 

 

Detalhes do projeto do novo terminal:

  • Tamanho: 41 mil metros quadrados

  • Capacidade: 8 milhões de passageiros por ano.

  • Dois andares, um para embarque e outro para desembarque.

  • 10 fingers para conectar passageiros e aeronaves.

  • Estacionamento com 2.530 vagas.

  • Área comercial de aproximadamente 4.000 metros quadrados

  • Check-in: número de guichês - 40 posições

  • Esteiras de restituição de bagagem: 8, sendo 2 internacionais, 5 domésticas e 01 reversível

  • Portões de embarque: 14, sendo 3 internacionais e 11 domésticos.

 

Fonte: G1 Santa Catarina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

6 principais motivos para você participar do 6º Congresso Nacional Valorização do Rental

May 17, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo